× Sindicatos Contabilidades Contato Acompanhar processos

Notícias

Governo reduz previsão e espera pibinho de 0,81% em 2019

Revisão do indicador de crescimento da economia foi divulgada nesta sexta-feira pelo Ministério da Economia
15 de julho de 2019, 18h46

Ministério da Economia revisou nesta sexta-feira, 12, a projeção oficial para o crescimento da economia brasileira neste ano. O Produto Interno Bruto (PIB)deve ficar em 0,81% em 2019. Com isso, a projeção foi cortada pela metade. Em maio, a estimativa da equipe econômica era de 1,6%. O dado consta no Panorama Macroeconômico da Secretaria de Política Econômica (SPE). 

As previsões de “pibinho” divulgadas nesta sexta ficaram próximas às do último Boletim Focus divulgado pelo Banco Central (BC) na segunda-feira. O relatório, feito com  base em análises de economistas do mercado financeiro, prevê crescimento de 0,82% para o PIB de 2019.  No fim de junho, em um relatório trimestral, o Banco Central também estimou o indicador abaixo dos 1%, em 0,82%.

De acordo com o governo, as projeções não incorporam o efeito completo da reforma da Previdência e as novas medidas que “beneficiarão a economia no curto prazo”. O governo também revisou o crescimento da economia para 2020, de 2,5% para 2,2%.

O Ministério da Economia também revisou a projeção oficial para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – indicador  oficial de inflação no país – em 2019, de 4,1% para 3,8%. No documento desta sexta, a SPE não divulgou seus parâmetros para a Selic (a taxa básica de juros) e o câmbio médio em 2019.


Veja outras publicações
SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS

Logomarga