× Sindicatos Contabilidades Contato Acompanhar processos

Notícias

FST debate custeio das entidades sindicais com relator da comissão especial

19 de abril de 2016, 15h26

 

O Fórum Sindical dos Trabalhadores – FST– realizou nesta quinta-feira (17) na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito – CONTEC, em Brasília, reunião extraordinária para debater a crise política do país e o custeio das entidades sindicais.

O deputado federal Bebeto (PSB/BA), relator da comissão especial destinada a estudar propostas com relação ao financiamento da atividade sindical (CESINDIC), esteve presente e mostrou-se favorável a ouvir as confederações para elaboração do projeto que será votado até abril.

Na conversa, os dirigentes sindicais mencionaram o documento oficial do Sistema Confederativo formulado pelo FST. Para elaboração os sindicalistas levaram em consideração o projeto do senador Paulo Paim (PT-RS), referente à Contribuição Assistencial.

O FST entende que a já existente Contribuição Sindical, prevista no artigo 578 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), deve ser mantida na forma atual e não ser objeto de discussão ou questionamento na comissão especial.

Bebeto esclareceu todo o trabalho da comissão e agendou próximos encontros com os dirigentes, que se comprometeram a entregar suas reivindicações estruturadas de IMG_9189acordo com suas orientações.

“Eu estou deputado, mas sou sindicalista por essência”, ressaltou o dep. Bebeto, que ainda elogiou a atuação do FST no movimento sindical.

A reestruturação do movimento sindical também foi discutida pelos dirigentes, que pediram atenção para criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do movimento e das Ongs. O Deputado Sóstenes Cavalcante (PSD/RJ) está coletando assinaturas para investigar a aplicação de recursos públicos e privados de Sindicatos e de Organizações não Governamentais (ONGs). Para a criação da CPI, são necessárias assinaturas de ao menos um terço dos membros da Casa (171 deputados). O FST está de olho nessa movimentação.

Intercâmbio sindical

Ainda na reunião, a convite do coordenador nacional do FST, Lourenço Prado – também presidente da CONTEC e Secretário Internacional da UGT– o Diretor-Adjunto do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Stanley Gacek, compareceu à reunião para apresentar o Programa de Excelência de Estudos Brasileiros na Florida Internacional University (FIU).IMG_9095

Stanley propôs a abertura de um curso específico dentro do programa para atender sindicalistas americanos e brasileiros. “Essa troca de experiência trará benefícios mútuos. Ambos poderão explorar universos diferentes para aprimorar sua realidade. É preciso que o interesse entre os trabalhadores seja o mesmo, independente do país”, afirmou.

Fonte: Publicação Eletrônica da Federação dos Empregados no Comércio 

de Bens e Serviços do Estado da Bahia Nº 0340

 


Veja outras publicações
SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS

Logomarga