× Sindicatos Contabilidades Contato Acompanhar processos

Notícias

Comerciários fecham acordo de 12,5%

O Sindicato dos Comerciários de Guarulhos e Região segue negociando reajuste para os trabalhadores da base.
30 de novembro de 2021, 10h00

Por Agência Sindical

O Sindicato dos Comerciários de Guarulhos e Região segue negociando reajuste para os trabalhadores da base. Em alguns setores, os grupos patronais se recusam a negociar. A saída, então, é partir para a negociação por empresa. Desta vez, foi firmado acordo com a Montana Distribuidora de Motopeças, que garante reajuste de 12,5% aos funcionários.

Outras empresas também têm fechado acordos, repondo a inflação medida pelo INPC, de 11,08%. No caso da Montana, o aumento foi real. A data-base dos empregados no setor de autopeças é novembro.

Para o presidente dos Comerciários, Walter dos Santos, essa é a saída encontrada pela entidade já que os sindicatos patronais fazem pouco caso dos trabalhadores e se recusam a negociar qualquer acordo.

“É lamentável que alguns sindicatos patronais ignorem todo o sofrimento pelo qual os comerciários passaram na pandemia e, agora, com a inflação, e se neguem a negociar conosco, é um verdadeiro desrespeito e prejudica até os setores que eles representam”, avalia Walter.

Apesar disso, existem empresas que os patrões aceitam o diálogo e os acordos são fechados dessa forma. “Felizmente temos o nosso Departamento Jurídico que se empenha para superar isso e faz um trabalho de formiguinha, negociando com cada empresa e muitos patrões têm compreendido que, também para eles, é vantajoso chegar a um acordo de reajuste”, explica o dirigente.

O presidente dos Comerciários lembra que, além de salários e benefícios, os acordos garantem direitos, como o pagamento de horas extras nos trabalhos em feriados. “Os acordos regularizam questões como funcionamento em finais de semana, por exemplo”, ressalta Walter dos Santos.

Convenções – Já em outros setores, o Sindicato dos Comerciários de Guarulhos conquistou a assinatura das Convenções Coletivas, que garantem reajustes e direitos. Dentre eles, o Comércio Atacadista de Medicamentos, o Atacadista de Produtos Químicos, Comércio de Ferro e Aço e o Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (supermercados e afins).

MAIS – Clique aqui e acesse o site dos Comerciários de Guarulhos.


Veja outras publicações
SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS

Logomarga