× Sindicatos Contabilidades Contato Acompanhar processos

Notícias

Consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda começa nesta terça (24)

Ao todo, a Receita Federal tem o objetivo de pagar 6,3 bilhões de reais a 3,38 milhões de contribuintes
24 de maio de 2022, 11h10

Por Mariana Lemos
Brasil de Fato

Começa às 10h desta terça-feira (24) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2022. O valor é relativo à declaração da renda, tendo como base o ano de 2021. 

A Receita Federal deve restituir R$ 6,3 bilhões a 3,38 milhões de contribuintes. Os valores do primeiro lote serão depositados no dia 31 de maio deste ano, mesmo dia em que se encerra o prazo de entrega das declarações. 

Este primeiro lote será pago a declarantes com prioridade: idosos acima de 80 anos; contribuintes com mais de 60 anos; contribuintes que possuem alguma deficiência física ou mental ou doença grave; e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. 

Pelo terceiro ano seguinte, por conta da pandemia da Covid-19, os prazos de entrega das declarações foram adiados. 

O pagamento das restituições do Imposto de Renda será feito na conta corrente do contribuinte. Para isso, no momento da declaração deve-se cadastrar a agencia e conta ou então informar o PIX, para o titular que tenha chave com seu número de CPF.

É possível fazer a consulta no site da Receita Federal ou então baixando o aplicativo da Receita no seu smartphone ou tablet. Para além destes dois meios, é possível obter as informações acessando o Portal e-CAC, o centro de atendimento virtual da entidade.

Segundo a Receita Federal, até o final da manhã desta segunda-feira (23) cerca de 25 milhões de declarações do Imposto de Renda 2021 foram enviadas. O Órgão aguarda ainda um total de 34 milhões de declarações.

Edição: Rodrigo Durão Coelho


Veja outras publicações
SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS

Logomarga