× Sindicatos Contabilidades Contato Acompanhar processos

Notícias

Dia da Independência da Bahia: luta e liberdade

02 de julho de 2023, 09h00

No dia 2 de Julho é celebrado a Independência da Bahia. A data, chamada também de Independência do Brasil na Bahia, é marcada pela comemoração da saída em definitivo do Exército Português da província da Bahia em uma guerra que foi iniciada em 19 de fevereiro de 1822 e durou até julho de 1823.

 

O que chama atenção na data é que diferentemente das comemorações de 7 de setembro, que têm caráter mais militar em todo o Brasil — e na própria Bahia —, os festejos de 2 julho têm maior participação popular, com desfiles pelas ruas e festas nas casas de Salvador, que duram o dia todo.

 

Portanto, o dia foge da programação habitual em datas semelhantes espalhadas pelo Brasil, apresenta-se de caráter popular desde as batalhas da independência até as festas vistas pelas ruas da capital baiana.

 

E apesar da Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822 ter sido declarada por Dom Pedro I, a Bahia ainda não era independente. Existiram diversos conflitos entre exércitos favoráveis ao domínio português e apoiadores do imperador Dom Pedro I na região. A esperança do fim da colonização fazia parte de quem lutava pela separação, mas houve resistência política de quem reafirmava a autoridade de Portugal.

 

Com a luta dos defensores da independência, as tropas apoiadoras de Portugal foram derrotadas finalmente em 2 de julho de 1823. A data desde então é referência para os baianos e, como forma de celebração, na capital e em municípios da região, são realizadas atividades culturais em homenagem à luta pela independência.

 

 

Sindicatos Online - SON com informações do EducaMaisBrasil


Veja outras publicações
SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS

Logomarga