× Sindicatos Contabilidades Contato Acompanhar processos

Notícias

TRT5-BA lança aplicativo para celulares com serviços para a população

23 de maio de 2016, 14h35

 

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) lança, na próxima quarta-feira (25/5), às 10h30, em solenidade na sala de Sessões do Pleno, o seu aplicativo 'TRT5-Mobile' para celulares, que permitirá ao público, principalmente trabalhadores, advogados e empresas, serem notificados sobre a movimentação dos seus processos, ver o histórico e abrir sentenças e outros documentos. Nos smartphones, o público também terá acesso a notícias sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho na Bahia e suas campanhas contra os acidentes de trabalho e de combate ao trabalho infantil e escravo..

A ferramenta, que é gratuita e estará disponível para o sistema Android e em breve para o iOS, também possibilita emitir boletos para pagamentos de acordo e de decisões, consultar jurisprudência e pautas de audiências e sessões, entre outras comodidades. Uma das maiores vantagens é o fato de o usuário poder definir quais processos pretende acompanhar permanentemente, fixando-os como favoritos. ''É um aplicativo de inclusão e facilitação do acesso para a sociedade ao sistema do TRT5-BA. A ideia é democratizar o máximo possível o acesso à informação em um sistema eficaz e eficiente'', diz o juiz auxiliar da Presidência Firmo Leal Neto, responsável pelo projeto pioneiro do Regional baiano, que pode ser implantado nacionalmente em toda a Justiça do Trabalho.

O uso do telefone celular para acessar a internet ultrapassou o do computador pela primeira vez no Brasil, segundo dados do IBGE de 2014. O celular para navegar na rede é usado em 80,4% das casas com acesso à internet. A maior proporção desse uso foi registrada no Nordeste, com 92,5% dos domicílios com o celular como meio de acesso à internet.

TECNOLOGIA - A Justiça do Trabalho na Bahia vem investindo em tecnologia para resolver os 120 mil novos processos que recebe anualmente. Além do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), que funciona 24 horas, inclusive nos finais de semanas e feriados, foi implantado pela presidente, desembargadora Maria Adna Aguiar, o Alvará Eletrônico, que possibilita o pagamento de créditos trabalhistas sem a necessidade de comparecimento do beneficiário às Varas do Trabalho. A ferramenta já movimentou R$ 688 milhões em apenas quatro meses de lançada.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) prevê que três milhões de ações trabalhistas devam ingressar na Justiça em todo o país este ano. Se a previsão se confirmar, o volume representará um aumento de quase 13% em relação a 2015. O aumento é reflexo direto da crise econômica. As demissões têm feito com que profissionais aumentem a cobrança de direitos devidos. No ano passado, o Brasil perdeu 1,5 milhão de postos de emprego, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Fonte:Publicação Eletrônica da Federação dos Empregados no Comércio 

de Bens e Serviços do Estado da Bahia Nº 0363


Veja outras publicações
SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS

Logomarga