× Sindicatos Contabilidades Contato Acompanhar processos

Notícias

Sindicatos investem em tecnologia para suportar aumento de ações trabalhistas

19 de fevereiro de 2016, 12h08

As demissões em empresas industriais, comerciais e de serviços, que vem acontecendo por diversos motivos, seja para adequar os custos e a produção à nova realidade do mercado ou, em muitos casos, por não terem condições de sobrevivência.

Invariavelmente os direitos dos trabalhadores são desrespeitados neste processo de readequação econômica, ocasião em que os sindicatos são chamados a exercer o dever de proteger seus associados e que, na maioria dos casos, resultam em ações na Justiça do Trabalho.

Levando em consideração a complexidade das leis trabalhistas e a quantidade de normas e direitos criados nas diversas convenções coletivas, a tradução dos direitos em números torna-se uma tarefa árdua e demorada tendo como consequência o aumento de custos e o retardamento das soluções judiciais ou amigáveis.

Objetivando a apresentação de cálculos corretos e de fácil entendimento, os sindicatos estão aderindo ao SCTr (Sistema de Cálculos Trabalhistas), aplicação fornecida pela empresa Macdata Tecnologia. Trata-se de um software que é capaz de executar com precisão as apurações em processos trabalhistas e está disponível em nuvem com a infraestrutura fornecida pela AWS (Amazon Web Services).

Pioneiro, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC já utiliza esta solução há 20 anos quando a empresa lançou o seu primeiro produto em versão “client”. Recentemente, devido ao aumento de demanda, outros sindicatos contrataram a solução, como, por exemplo: Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SecSP), Sindicato dos Práticos de Farmácia de São Paulo e o Sindicatos dos Enfermeiros do Estado de São Paulo.

Em tempos de crise é preciso inovar por meio de novas tecnologias, desde que estas sejam seguras e eficientes.

“O software de cálculos não privilegia empregados ou empregadores, é uma solução que atende ambas as partes, de forma imparcial, facilitando a realização de acordos e proporcionando a credibilidade necessária aos valores na fase de execução”, afirma Antonio Carlos Alvim de Macedo, diretor da Macdata Tecnologia.

 

FONTE:Publicação Eletrônica da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado da Bahia Nº 0327

 


Veja outras publicações
SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS

Logomarga