O Curso de Formação Sindical, projeto realizado pela Federação dos Empregados do Comércio de Bens e Serviços da Bahia (FECOMBASE), capacitou mais de 40 companheiros de vários sindicatos da base. Com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), e do Centro de Estudos Sindicais (CES), a Federação formou a sua 2ª turma, durante as palestras que ocorreram nos dias 23 e 24 de julho de 2012, no Auditório da entidade.
O diretor de Assuntos Culturais e Orientação Sindical da CNTC e presidente da Federação dos Comerciários do Rio Grande do Sul, Guiomar Vidor, esteve presente na abertura do curso. “É com muita satisfação que estamos promovendo a formação desta segunda turma, apoiando a FECOMBASE nesse projeto que é de extrema importância para formarmos uma categoria mais unida e preparada”, afirma Guiomar. Na oportunidade, anunciou um terceiro curso que será realizado em Brasília em novembro com data a confirmar, onde a maioria dos formandos presentes da segunda turma participarão.
O Diretor de Assuntos Culturais e Orientação Sindical, José Carneiro, acredita que este seja um dos projetos mais relevantes realizados pela Federação. “Participei da primeira turma, da segunda turma e sempre que puder vou participar. É primordial que mesmo os sindicalistas mais experientes estejam presentes para se reciclar”, afirma.
Este ano a grade de palestrantes foi formada pelas ilustres presenças dos professores: Renato Soares Bastos (Pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e Mestre em História Econômica pela USP), que abriu o curso com a aula “Estado, Partido e Sindicato”, na segunda-feira, dia 23 de julho. Na parte da tarde a aula foi com a Professora Celina Alves Padilha Areas, que inclusive participou da formação da 1ª turma do curso. Celina é coordenadora de Formação do CES e Ex-presidente do Sinpro Minas. Em sua aula, falou sobre o Projeto Nacional de Desenvolvimento e Desafios do Movimento Sindical.
No dia 24 de julho, o Professor Reinaldo Lima Reis Júnior, historiador e Mestre em Ciências Sociais e professor do Instituto Tecnológico Federal de Goiás, finalizou os trabalhos palestrando sobre as Transformações no Mundo do Trabalho.
Ao final do dia, o presidente da Federação, Marcio Fatel, distribuiu os certificados de conclusão aos participantes ressaltando a importância deste projeto para o fortalecimento da luta comerciária, graças a parceria envolvendo a FECOMBASE, CNTC e o CES.