× Sindicatos Contabilidades Contato Acompanhar processos Contribuição Assistencial

Notícias

Sociedade progride quando protege trabalhadores, diz Balazeiro na posse

11 de setembro de 2019, 11h54

“Uma sociedade progride quando realmente protege seus trabalhadores, estimula o diálogo e equilibra as relações de trabalho”.

Com esta afirmação, o novo procurador-geral do trabalho, o baiano Alberto Balazeiro, pontuou seu discurso na solenidade de posse, na noite dessa segunda-feira (26/08) em solenidade concorrida no Auditório Juscelino Kubitschek, em Brasília. Ele assume para um mandato de dois anos à frente do Ministério Público do Trabalho (MPT) depois de ter recebido mais de 60% dos votos dos procuradores de todo o país e ser nomeado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

“O MPT não pode e nem deseja ser qualificado de inimigo do progresso. É em realidade um forte aliado. Pacificar, ponderar e mediar as relações é escopo de atuação do Ministério Público do Trabalho. Entretanto, também é nosso papel apontar e lutar para que a compreensão do conceito de progresso não permita ignorar valores caros à sociedade, como a proteção do pleno emprego digno”, afirmou o novo procurador-geral.  

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, desejou sucesso a Balazeiro e enalteceu a importância do Ministério Público do Trabalho. “Num país como o nosso, de tantos milhões de desempregados, em que ainda há trabalho escravo, trabalho infantil, há ações e infrações ilícitas vedadas pela lei e pela Constituição, contar com um Ministério Público que se disponha a falar em nome dos mais frágeis, dos desvalidos, a promover medidas que igualem as condições entre trabalhadores e os donos do capital é muito importante”, afirmou Dodge.

Em seu discurso, Balazeiro também mandou um recado para os servidores do MPT. Ressaltou a importância da autoestima, da esperança e da democracia para o fortalecimento do órgão, ramo do Ministério Público da União (MPU). “O aceno que o MPT deseja legar à sociedade é que podemos, sim, debater, convergir e divergir democraticamente (...) Somos uma instituição indissolúvel, que inclui e abraça seus próprios trabalhadores como etapa inicial do pacto externo de transformar a vida das pessoas”.

Além de Dodge, Balazeiro e do ex-PGT Ronaldo Fleury, participaram da mesa da solenidade de posse o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Batista Pereira, o procurador-geral do Ministério Público Militar, Jayme de Castro, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Fabiana Rocha, a nova vice-procuradora-geral do trabalho, Maria Aparecida Gugel, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Ângelo Farias da Costa, e o secretário-geral do Ministério Público da União, Alexandre Camanho.

Procuradores do trabalho do MPT na Bahia também prestigiaram em peso a solenidade. Além do procurador-chefe do órgão no estado, Luís Carneiro, e seu vice de gestão, Marcelo Travassos, também estiveram presentes os coordenadores de primeiro e segundo graus Messias Bulcão e Letícia Vieira. Outros membros da instituição na Bahia presentes foram Sandra Marlicy, Marcelo Brandão, Maria Lúcia de Sá Vieira, Pacífico Rocha e Pedro Lino de Carvalho Júnior. O auditório do prédio-sede da Procuradoria Geral da República, com capacidade para 400 lugares, ficou lotado.


Veja outras publicações
SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS

Logomarga