Ganhos salariais melhoram em setembro – Subiu o número de negociações coletivas com aumento real. O boletim do Dieese, referente a setembro, mostra desempenho superior ao de agosto. O boletim informa: “Cerca de 40% das 450 negociações analisadas até a finalização deste boletim, referentes à data-base setembro, tiveram reajustes acima da inflação pelo INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor”.
Para efeitos de comparação, agosto registra 36,03% de acordos com aumento acima do INPC – o índice de outubro apura 39,06% com aumento real.
Outras – O Dieese também informa que 38% dos acordos registraram resultados iguais ao índice inflacionário, enquanto 22,4% ficaram abaixo dele.
Segundo o levantamento, com 77,6% dos reajustes iguais ou superiores ao INPC, os resultados são os melhores das últimas 15 datas-bases. Para o Dieese, os acordos refletem o impacto da deflação ocorrida nos últimos três meses e também o efeito das negociações de categorias com maior poder de negociação. Os dados de setembro se assemelham aos de junho de 2022, quando 75,9% dos reajustes foram iguais ou superiores ao INPC.
Pior – Julho deste ano foi o pior mês, pois 61,08% das negociações ficaram abaixo da inflação oficial. Naquele mês, apenas 13,8% superaram o INPC.
Categorias – Este final de ano (ou seja, outubro, novembro e dezembro) deve manter ou melhorar o índice referente a ganhos reais, uma vez que metalúrgicos, químicos, têxteis, comerciários e outras categorias com maior poder de negociação estão em campanha salarial.
Fonte: Agência Sindical e Dieese