Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) após uma Assembleia Geral realizada em 3 de dezembro de 2018, o Dia Internacional da Educação começou a ser comemorado em 24 de janeiro de 2019.
A ação faz parte da luta pela concretização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 4: Educação de qualidade. Até 2030 os Estados-membros da ONU devem garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
FOCO NA EDUCAÇÃO
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” Essas palavras de Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira, evidenciam a importância do professor num contexto amplo para evolução de tudo e todos.
Contudo, no momento, o Brasil precisa de uma reconstrução da educação, devido aos últimos anos de desmonte na área e o retrocesso potencializado pela pandemia.
O Censo Escolar aponta que 22,6% das escolas brasileiras não têm acesso à internet, enquanto 58% não têm wi-fi. Apenas 31,8% dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental possuem acesso à internet.
Um estudo divulgado pelo programa Todos pela Educação, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad),aponta que 41% das crianças de 6 e 7 anos não sabem sequer ler e escrever.
Esses dados da Unesco mostram que o investimento em educação é indispensável para o desenvolvimento social e econômico de um país.