“Protetores desconhecidos” que colocam a própria vida em risco para salvar outra
No dia 2 de julho comemora-se o Dia do Bombeiro brasileiro, profissional de uma corporação da Defesa Civil que se encontra diretamente ligada à Polícia Militar. A data foi decretada oficialmente no Brasil no ano de 1954.
Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto que buscava a diminuição dos incêndios.
Antes da criação da corporação, as pessoas apagavam os incêndios de uma maneira bastante “amadora”, com a ajuda de vizinhos e amigos e contando com a sorte de ter água em abundância por perto. Era uma atividade perigosa, já que latas iam passando de mão em mão, até chegar ao local do incêndio, de forma demasiadamente simples e arriscada, em razão da falta de preparo das pessoas, o que poderia gerar graves danos.
ATENÇÃO: o telefone 193 do Corpo de Bombeiros atende localidades de todo o país.
Observação: esse número deve ser preservado de trotes e brincadeiras de mau gosto, pois podem atrapalhar no salvamento de vidas que estejam em perigo.
É necessário ter em mente que a profissão de bombeiro é muito bonita e deveria ser mais valorizada, pois colocam suas vidas em perigo para salvar a vida de outras pessoas.
Outras atividades dos bombeiros
Para além de apagar fogo, os profissionais são preparados para fazer resgates de pessoas que correm risco de perder a vida, como socorrer animais em situações difíceis, asfixia, tentativa de suicídio, afogamentos e traumas em acidentes, desaparecimentos em florestas e matas, etc.
Ainda são capazes de fazer a fiscalização em empresas, para garantir condições de primeiros atendimentos em caso de incêndios. É responsabilidade das empresas manter extintores cheios e oferecer equipamentos de segurança aos funcionários.
Os bombeiros também desenvolvem projetos sociais e educativos. O objetivo é levar para as escolas orientações a jovens e crianças sobre formas de evitar acidentes, cuidados em represas, piscinas e praias, cuidados com álcool e fogo, acidentes em brincadeiras, não mexer em produtos de limpeza, não ingerir remédios sem orientação de pessoas adultas, dentre várias outras.
Além da parte prática, mostram de forma didática o quanto é importante ter atitudes corretas enquanto cidadãos, como manter a ordem de nossas cidades, respeitar as leis e cumprir com nossas obrigações.
Felipe Pacheco/SON com informações de Jussara de Barros/Brasil Escola