× Sindicatos Contabilidades Contato Acompanhar processos Contribuição Assistencial

Notícias

Senado reconhece a profissão de comerciário

02 de abril de 2012, 14h14

A categoria dos comerciários deu um grande passo rumo à regulamentação da profissão no Brasil. Na manhã desta quarta-feira (14), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal aprovou, por unanimidade, o texto, do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), como alternativa do projeto de lei PLS 115/07, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS).
 

Segundo Vicente da Silva, presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP), esta é uma notícia muito boa para a categoria que é a mais antiga do país, mas que ainda não tinha suas funções, oficialmente, regulamentadas. “Esta é uma grande vitória, pois ganham os profissionais e os sindicatos que fortalecem suas bases e, consequentemente, aumentam sua representatividade no cenário nacional”, explica o sindicalista.
Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, ressaltou que apesar de ser uma vitória parcial, os comerciários podem comemorar esta importante decisão, contudo a luta será intensificada. “A UGT, juntamente com os sindicatos, federações e confederação desenvolveram um importante papel no sentido de avançar nas políticas que garantem a melhoria nos direitos da categoria, mas este é apenas o início, pois a partir de agora, nossas ações se voltam para a tramitação do projeto na Câmara dos Deputados”, observou o dirigente.

Esta foi uma decisão muito comemorada por trabalhadores e sindicalistas de todo o país. “Um ato histórico que estava sendo esperado por muito tempo, que é a regulamentação da profissão dos comerciários. Espero que a Câmara possa ratificar o projeto que foi decidido pelo Senado. É importante dizer que este patamar também foi alcançando justamente por termos atuado junto com os patronais para a negociação. Talvez não do jeito que a gente queria, mesmo porque cada região tem suas características de consumo, mas já conseguimos dar um grande avanço, que é a regulamentação legal da categoria!”, comemora Márcio Fatel, secretário nacional dos Comerciários da UGT e presidente da Federação dos Comerciários da Bahia (Fecombase).

Por ser a categoria, a pioneira na conquista da redução da jornada de trabalho, Fatel anuncia que a luta continua e espera conquista de mais metas, como as questões que não puderam ser contempladas no projeto: como o piso unificado, trabalho aos domingos e feriados, a data-base unificada.


Veja outras publicações
SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS

Logomarga