× Sindicatos Contabilidades Contato Acompanhar processos Contribuição Assistencial

Notícias

Comissão vota custeio sindical

15 de junho de 2016, 15h12

 

Centrais e Confederações de trabalhadores se reuniram em Brasília, nesta terça (14), para tratar do encaminhamento do projeto de lei sobre custeio sindical. A reunião foi com o deputado e sindicalista Bebeto (PSB-BA), que relata a matéria. Há previsão de que a Comissão Especial vote o texto amanhã (quarta). Uma vez votado, será apreciado pelo plenário da Câmara de Deputados.

A Agência Sindical ouviu sindicalistas presentes ao encontro com Bebeto. O dirigente metalúrgico Miguel Torres, presidente da CNTM (Confederação), avalia que houve avanços efetivos. “O relatório do deputado Bebeto agrega contribuições de vários projetos sobre financiamento sindical. Avançamos. O poder dado à assembleia coloca a questão sob decisão soberana da categoria profissional”, afirma.

Segundo Miguel, para produzir seu parecer, o relator Bebeto consultou entidades sindicais, o Ministério Público do Trabalho e também a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No final da tarde desta terça, haverá reunião com entidades do empresariado, a fim de colher subsídios do patronato.

Pressa – O sindicalismo tem pressa em normatizar a questão do custeio, vital para as entidades. O relatório também prevê critérios de autorregulação do sindicalismo. A aprovação das novas normas de financiamento sindical também virá evitar a excessiva ingerência do Ministério Público do Trabalho nos órgãos de classe.

Fonte: Publicação Eletrônica da Federação dos Empregados no Comércio 

de Bens e Serviços do Estado da Bahia Nº 0379


Veja outras publicações
SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS

Logomarga