Magno Lavigne (Pres. Estadual UGT) Márcio Fatel (Pres. FECOMBASE) e Joilson Pereira (Pres. Sindicato dos Comerciários de Brumado).
Na manhã desta sexta-feira (24), o Sindicato dos Comerciários de Brumado, juntamente com vários sindicatos da Bahia, realizaram uma marcha, no centro da cidade, em lançamento da campanha salarial 2014. As atividades começaram cedo na sede do Sindicato. Presidentes e Representantes de vários sindicatos baianos, FECOMBASE, UGT e CNTC se reuniram em sinal de solidariedade e apoio à manifestação dos Comerciários de Brumado e região que somam força com os demais movimentos que estão acontecendo pela Bahia. Na ocasião foram inauguradas as delegacias da FECOMBASE e do SINTRACAP, além de um salão de beleza pronto e equipado para atender gratuitamente os comerciários.
Inauguração do Salão de Beleza dos Comerciários.
Além das inaugurações o sindicato também estava comemorando a grande conquista ocorrida em março do ano passado: A regulamentação da profissão pelo Congresso Nacional. A festa se completou nas ruas onde um mini trio conduziu os sindicalistas pelas principais avenidas do comércio de Brumado. Os comerciários foram para as portas das lojas demonstrando apoio à manifestação.
Inauguração das delegacias da FECOMBASE e do SINTRACAP.
Além do reajuste salarial, a Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços da Bahia (FECOMBASE), que representa cerca de 450 mil trabalhadores de mais de 100 municípios baianos, propõe ao Sindicato dos Lojistas do Comércio da Bahia (SINDILOJAS) a estabilidade provisória para gestantes, pré-aposentados, trabalhadores acidentados e doentes, e aqueles que retornarem de férias.
Comerciários nas ruas por melhores salários.
A campanha prevê também, além da multa, uma indenização equivalente a 20 pisos salariais aos comerciários vítimas de assédio moral. Outro item da pauta da categoria é a jornada de trabalho. Os trabalhadores reivindicam 44 horas semanais, de segunda a sábado, e trabalho aos domingos e feriados mediante autorização de Acordo Coletivo.
TV Comerciário entrevista Joilson Pereira (Pres. Sindicato dos Comerciários de Brumado).
Os comerciários também querem participação nos lucros, cesta básica mensal no valor de R$ 250, auxílio creche para as mulheres que têm filhos até 10 anos de idade, seguro de vida e vale refeição de R$ 15. O sindicato dos comerciários de Brumado e Região nasceu em 1999 para defender os direitos dessa classe de trabalhadores em 35 cidades da Região. Sua sede em Brumado fica na Rua Coronel Tibério Meira, 189 A – 1º andar – Centro. ASCOM/COMERCIÁRIOS
Fonte: http://www.adelsonmeira.com.br/v1/2014/01/26/brumado/