× Sindicatos Contabilidades Contato Acompanhar processos

Notícias

Quase 100% das vagas criadas no setor privado foram informais, aponta IBGE

05 de dezembro de 2017, 18h27

O número de vagas formais geradas pelo setor privado em 2017 até outubro é tão baixo que foi considerado estatisticamente irrelevante pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na entrevista coletiva sobre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) nesta quinta-feira, o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, calculou que 75,5% dos 2,3 milhões de postos de trabalho, ou cerca de 1,743 milhão de vagas, foram na informalidade.

Desde o trimestre encerrado em abril, quando o mercado de trabalho começou a melhorar, foram geradas apenas 17 mil vagas com carteira assinada no setor privado, o que foi considerado estatisticamente não significativo pelo IBGE. "No setor privado, praticamente 100% das vagas geradas foram informais. O restante foi serviço público", ressaltou Azeredo. Os demais postos de trabalho criados foram: 721 mil sem carteira assinada no setor privado; 676 mil por conta própria; 187 mil empregadores; 159 mil no serviço doméstico; e 511 mil no setor público.

Fonte: Estadão

Foto: Pedro Ventura/ Agência Brasília

Confira matéria completa no link: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,no-setor-privado-quase-100-das-vagas-criadas-foram-informais-aponta-ibge,70002102919


Veja outras publicações
SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS

Logomarga